TRAVEL

Mykonos

23/04/2021

A viagem pelas ilhas gregas terminou na mítica ilha de Mykonos, onde estivemos durante 3 dias. Uma ilha conhecida pelas praias de água azul turquesa e clubes de praia incríveis, que elevam toda a experiência de fazer praia, mas também pelas suas ruas estreitas com um chão característico, as casas brancas com portas azuis, os moinhos no alto da colina e a Little Venice ou Pequena Veneza, que é um charme. Mykonos está sempre em festa, especialmente nos clubes de praia e à noite no centro da vila, com restaurantes ótimos. Não é à toa que Mykonos é chamada de Ibiza grega.

Foi super tranquilo ir com o Salvador, a Carminho e o Vicente, apesar de haver hotéis e beach clubs que são adults only. Sugiro que pesquisem previamente onde querem ir para confirmar se aceitam crianças. Escolhemos um hotel com uma villa de dois quartos e piscina, o que facilitou a dinâmica familiar, e dado que a ilha é pequena, de carro chega-se rápido a todo o lado. Aproveito para vos dizer que também em Mykonos é essencial alugar um carro ou outra forma de deslocação motorizada, para se poder conhecer as várias praias e a ilha no seu geral. O custo de vida em Mykonos é elevado, com os beach clubs a cobrar um consumo mínimo por pessoa. Os restaurantes de praia são ótimos, mas na vila também se come lindamente.

 

O que visitar

O centro da vila de Mykonos, com as suas ruas estreitas, casas brancas com janelas e portas coloridas, pequenas igrejas em cada esquina, lojas de todo o género ao longo das ruas, e muitos bares e restaurantes.

Os moinhos, que são o postal da ilha e merecem ser visitados. Atualmente existem 16 moinhos em Mykonos, sendo que vários foram restaurados e um é agora museu.

Passear, beber um copo e ver o pôr do sol na Pequena Veneza, é lindo!

 

As praias

Psarou Beach, onde fica o beach club Nammos e o Nammos Village, um shopping ao ar livre onde estão marcas de luxo como a Dior, Gucci e Louis Vuitton. O beach club é incrível e os dois restaurantes são muito bons, ambos na praia. O serviço de praia também funciona super bem, estivemos duas vezes aqui e numa delas os miúdos comeram na praia e adoraram.

Paraga Beach, onde se situa o Scorpios, um clube de praia com restaurante e zona de sunset inacreditáveis. Estar em Mykonos e não ir ao Scorpios está fora de questão, mas é difícil conseguir espreguiçadeira e mesa no restaurante, por isso reservar é obrigatório.

Ornos Beach, a praia mais family friendly, com restaurantes de praia super simpáticos.

Este mapa de praias ajudou-me imenso, sugiro que o gravem para facilitar a orientação na ilha.

 

Restaurantes que vale a pena ir

Nammos, em Psarou Beach. Come-se de tudo e lindamente. Sushi, peixe grelhado, marisco, massa, comida mediterrânica e carne ótima grelhada.

Scorpios, em Paraga Beach. A carta também é super variada, com um pouco de tudo.

Kikis Tavern, em Agios Sostis, no norte da Ilha. Não aceitam reservas, por isso a ideia é ir com tempo e vontade de esperar enquanto se usufrui da paisagem local. Come-se super bem, nomeadamente comida grega, peixe, marisco e carne grelhada.

Kastro´s, na Pequena Veneza. Perfeito para um cocktail ao final do dia.

M-eating, no centro de Mykonos. Um dos melhores restaurantes de Mykonos, com comida grega típica.

 

Valeu a pena conhecer Mykonos mas segundo o que ouço falar a ilha fica cheia de turistas nos meses quentes do ano, pelas festas e movida. Nós fomos no final de agosto, em plena pandemia, quando já havia uma série de restrições na Grécia e como tal havia muito menos visitantes. Mesmo assim, estacionar no centro à noite foi tarefa quase impossível, por isso não voltaria na época alta do ano. Talvez maio, início de junho e setembro sejam melhores opções.

Regressámos a Lisboa via Mykonos – Barcelona – Lisboa, numa combinação de voos de duas companhias aéreas diferentes. Aliás, se querem fazer as ilhas gregas, equacionem alguma pesquisa na hora de procurar os melhores voos de acordo com a combinação de destinos que querem fazer.

Sugiro que vejam este post em conjunto com as outras ilhas onde estivemos: Milos e Paros, assim como o post de Atenas.

Se gostaram do post, guardem e partilhem com os vossos amigos.

Se têm perguntas ou sugestões que queiram deixar, façam-no aqui nos comentários.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Madalena Freitas 26/04/2021 at 20:15

    Qual a ilha que gostaram mais e que recomenda com crianças?

    • Reply Filipa Cortez 03/05/2021 at 12:10

      Olá Madalena, tanto Milos como Paros, mas Paros tem mais opções.
      Milos é melhor para quem aluga barco, porque as melhores praias são de mais difícil acesso.
      Em Paros, há muitas praias, as melhores para ir com crianças são as do Sul, como a Golden Beach por exemplo, e há mais “vida” do que em Milos, que é uma ilha muito pacata e com poucos restaurantes.

    Leave a Reply