Travel

Ilha de Paros, Grécia

08/09/2020

Na minha pesquisa sobre as ilhas gregas, e considerando que queria visitar Milos e conhecer a mítica Mykonos, fui ver que outra ilha faria sentido incluir nesta viagem. As hipóteses que me pareceram mais válidas foram a ilha de Paros e Naxos, mas depois de ver alguns artigos sobre ambas, a minha escolha recaiu indubitavelmente sobre Paros.

Tal como em Milos e Mykonos, é essencial alugar um carro (ou moto4 ou scooter) em Paros, de preferência um 4×4 porque os acessos às praias são em terra batida. O que mais gostei em Paros foi a vila e porto de Naoussa, pelas ruas empedradas com casas caiadas de branco e as portas e janelas em madeira colorida, típicas das ilhas gregas. O centro é muito parecido com o de Mykonos, mas mais bonito. Foi em Paros que fiz a maioria das compras nesta viagem, nomeadamente vestidos e pulseiras para mim e para a Carminho, e camisas em algodão e linho para os rapazes. Há imensas lojas giríssimas com artigos made in Grécia.

 

O que visitar

Parikia, a capital e porto principal da ilha de Paros. Tem algum movimento pelo comércio e serviços, ruas estreitas, igrejas antigas e algumas lojas.

A vila e porto de Naoussa. O centro da Vila tem vários restaurantes típicos adoráveis e onde se come bem, o porto é imperdível, também rodeado por restaurantes. É incrível jantar com o mar aos nossos pés.

A vila medieval de Lefkes por todos os seus recantos. Sugiro ir ao final da tarde, comer um gelado nas várias gelatarias que existem e dar uma volta pelo centro.

 

As praias

Kolympethres, a norte de Parikia e a menos de 5 minutos do hotel onde ficámos (Parilio). É considerada a praia mais bonita pelas suas formações rochosas, a fazer lembrar as pedras polidas das Seychelles. A areia é meio lamacenta, foi a única coisa que não adorei, mas a praia merece uma visita porque é linda.

Também no norte da ilha, as praias de Monastiri, Lageri e Marcello. São praias com pouco areal mas bonitas e com uma água transparente incrível.

A sul estão as praias mais extensas, com areia mais parecida com a nossa e pedrinhas muito pequeninas (mas não magoam). Golden Beach e a New Golden Beach são para mim as melhores. São praias familiares e ideais para quem gosta de windsurf e desportos aquáticos. Também visitámos as praias de Faragas e Punda, que merecem uma visita.

 

Onde ficar

Sem dúvida o Parilio Hotel. Já seguia há uns meses no Instagram e andava apaixonada pelas fotos. Não desiludiu.

Passámos no Poseidon of Paros Hotel & Spa, que me pareceu ótimo (fui lá ver uma capela linda, típicamente grega) para quem quer ficar a sul.

 

Restaurantes que vale a pena ir

Siparos (o melhor) em Naoussa, junto à praia (a caminho da praia de Santa Maria). Peixe e marisco são o ponto forte, serviço ótimo, espaço super agradável. Nós fomos ao almoço mas o pôr do sol aqui é incrível.

Mario no porto de Naoussa. É encantador jantar com o mar a dois metros de nós e os pratos, apesar de gregos, têm um twist próprios.

Markakis em Piso Livadi. Adorámos, almoçámos com o mar aos nossos pés.

Le Sud em Naoussa. Não chegámos a ir mas as críticas são ótimas.

Les Amis Restaurant & Wine. Adorei a ementa e os vinhos são também o ponto forte. Fica no centro da vila e tem bom ambiente.

 

Adorei Paros e voltaria seguramente. É um destino family friendy nas ilhas gregas, com imensas praias ótimas, bons restaurantes e muito para conhecer. É muito giro conhecer a ilha vizinha, Antiparos, ou até Naxos. Basta apanhar o ferry e podem passar lá o dia.

Vejam todas as fotos e vídeos sobre a viagem às ilhas gregas no meu Instagram.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply