Este ano decidimos ir conhecer a costa da Croácia e as suas ilhas incríveis. Começámos ao contrário da maior parte das pessoas, que inicia a viagem em Dubrovnik e depois sobe a costa. Optámos por começar em Zagreb, na capital, depois voar para Split e a partir daí saímos em direção a Dubrovnik via mar. Alugámos barco vários dias para poder desfrutar daquilo que a Croácia tem de melhor – o mar – que é imperdível. Água quente e transparente, com tons que variam entre o verde água, esmeralda, azul turquesa e o azul profundo.
Estivemos na Ilha de Hvar, Korcula e depois então Dubrovnik. Pelo caminho conhecemos a famosa praia de Brac – Zlatni Rat -, as ilhas Solta e Pakleni, que são paraísos no meio do mar. Foram os melhores spots para dar mergulhos inesquecíveis e comer lindamente em restaurantes ótimos, que se acedem apenas de barco. Em Dubrovnik estivemos também na ilha Sipan, no incrível BOWA, um restaurante-experiência que recomendo totalmente, onde alugámos uma cabana para passar o dia.
As praias são quase todas de cascalho branco ou pedra, é raro encontrarem-se praias de areia, daí a água ser tão transparente e ter cores marcantes. Fomos no final de agosto e a temperatura do ar andava entre os 26 e 30 graus.
A zona histórica das cidades e ilhas é muito semelhante em termos de arquitetura, com Dubrovnik claramente a destacar-se. Muralhas impressionantes à beira-mar, que rodeiam a cidade antiga, num cenário de filme autêntico, com edifícios antigos medievais lindos, casas e casinhas com ruas estreitas, que quando vemos de cima ganham uma dimensão inacreditável.
Em termos de restaurantes, há algumas opções, a maioria com cozinha mediterrânica, mas com influência da Bósnia. Os pratos típicos da região são guisados e estufados à base de carne de vaca ou galo, mas a maioria dos restaurantes tem sempre pratos de peixe, marisco e massas.
No meu instagram encontram várias fotos e os locais que visitámos e nos destaques encontram dicas de onde ir, almoçar e jantar.
Como ir
Lisboa – Zagreb (há voos diretos pela TAP e com escala em Madrid pela Iberia)
Zagreb – Split (Croatia Airlines)
Dubrovnik – Madrid – Lisboa (Iberia)
Hotéis onde ficámos
Canopy by Hilton Zagreb
Le Méridien Lav Split
Maslina Resort – hotel incrível, a repetir seguramente!
Korculla Hill
Rixos Premium Dubrovnik
Hotel Excelsior Dubrovnik – a melhor vista para a cidade
Restaurantes que mais gostámos
Gooshter Beach Club no Méridien
Sismis Restaurant (ilha Solta)
Restaurante do Maslina Resort (adorei a carta do almoço e jantar)
Sushi Bota Sare em Dubrovnik (mas há em várias cidades, vale a pena)
BOWA (ilha Sipan)
No Comments