Quando temos o segundo filho a nossa preocupação é tentar que o impacto no mais velho seja o menor, certo? Quando temos o terceiro, em vez de uma preocupação temos três, sim três 🙂 No meu caso, vou ter de gerir o Salvador – que me parece estar perfeitamente consciente da ideia de que vai ter um irmão, até porque já passou por esta experiência há 4 anos atrás -, a Carminho – que já percebe que vem aí o Vicente mas também que vai deixar de ser o centro das atenções – , e os ciúmes do Salvador pela Carminho e vice-versa, os dois não se largam! Ora estão aos beijinhos e abraços, ora a bater um no outro. Pura loucura é às vezes o que me vem à cabeça… fico a pensar como é que vai ser gerir os dois mais os eventuais ciúmes do irmão mais novo.
Ambos estão super entusiasmados e não me largam a barriga, enchem-me de beijinhos e falam com o Vicente, mas nos últimos dias estes momentos têm-se intensificado, e se o Salvador está sempre a pedir para o bebé nascer, a Carminho pergunta quando será, mas transparece um misto de emoções contraditórias.
Nos últimos dias fiquei com ela em casa porque ficou doente no fim de semana. Uma virose com direito a uma ida à urgência no domingo de madrugada, mas já passou… De segunda a quarta foi “filha única” desde que acordou até ao Salvador chegar do colégio ao fim do dia e A-D-O-R-O-U. Brincámos ao faz de conta o mais possível, fizemos desenhos, pintámos e vimos os seus filmes preferidos. Já lhe disse várias vezes que vai ser para sempre a princesa da mamã e do papá e que gostamos muito dela, mas vamos ver a reação dela à chegada do Vicente e os primeiros dias/semanas cá em casa. Voltou a falar à bebé e gosta de fingir que o é, quando abre os presentes do Vicente fica contente e diz “que querido”, mas já me perguntou “porque é que agora só o Vicente é que recebe presentes?”. Respirar fundo, acreditar que tudo vai correr bem e estar presente o mais possível são aquilo que vamos fazer para que esta primeira fase seja tranquila q.b., depois conto como correu.
4 Comments
Eu só tenho 2, e anseio pelo 3º… Mas tenho de admitir que é já um tremendo desafio, porque apenas têm 15 meses de diferença. Mas acredito que o amor é a cola que une tudo. E, ciúmes à parte, serão certamente muito amigos os seus 3 filhos! Agora, que esta nova fase é uma caixinha cheia de surpresas, isso é 🙂
Um beijinho,
Marta
http://fofissimosbabyshoes.blogspot.pt/
http://ocantinhodomaria.blogspot.pt/
Obrigada Marta 🙂 Sim, também acredito nisso, vamos ver como serão os próximos tempos. Beijinho. P.S.: Recebi os babyshoes e adorei!
Acredito que tudo vai correr bem, e normal que tenham ciúmes mas depois adaptam se ao bebé!!!A família vai ficar ainda mais linda com a chegada do Vicente.
Para si , desejo lhe a hora pequenina e tudo de bom! Adoro o seu blog! Beijinho
Muito obrigada Sónia 🙂 Um beijinho