Sem categoria

A hora de dormir

12/01/2016

A hora de dormir cá em casa foi sempre um desafio, não só com o Salvador, mas também com a Carminho, e agora com o Vicente. O Salvador sempre detestou estar sozinho no quarto, principalmente quando estava escuro, e com ou sem luz de presença sempre quis a minha presença ou a do P. para adormecer. Ainda hoje é assim, não quer estar sozinho e se porventura ficar precisa de luz para adormecer descansado. A Carminho foi mais fácil a este nível, adormecia relativamente bem com duas ou três histórias (uma nunca foi suficiente) e desde que no ano passado, com 4 anos, deixou de dormir a sesta, muitas vezes adormece logo após o jantar, ou até antes. Chega a adormecer no carro quando vem do colégio e já só acorda no dia seguinte, sem jantar ou pedir comida a meio da noite. Já o Vicente adormeceu sempre lindamente sozinho desde cedo até há cerca de dois meses, altura em que começou a precisar que eu ficasse com ele no quarto até ficar a dormir. Até essa altura adormecia lindamente com o P., aliás era “tiro e queda”, parecia que o pai tinha um dom. Agora chora compulsivamente se não for eu a adormece-lo e só consegue fazê-lo passados cerca de trinta, quarenta minutos e às vezes uma hora!! Chega a ser desesperante porque atira a chucha para o chão algumas dez ou vinte vezes, ri-se pelo meio, se por acaso não apanho a chucha chora, chora até ter a chucha, depois deita-se novamente e quando está quaaaaase a adormecer volta a levantar-se a pedir miminhos. Se eu saio do quarto chora alto, bem alto, até que relaxa quando regresso, muitas vezes repito este processo umas duas ou três vezes e costuma resultar, mas só se já tiverem passado pelo menos quinze minutos depois de se deitar.
Aquele conceito do deixa-los a dormir e sair do quarto com eles aos gritos para mim não dá, faz-me imensa confusão. Cheguei a experimentar com o Salvador quando era bebé e achei traumatizante, não só para ele mas para mim também! Acho que o Salvador adormeceu extenuado, vencido pelo cansaço de chorar compulsivamente durante mais de uma hora. A partir daí nunca mais!
A juntar a este cenário difícil na hora das crianças irem dormir, quando estão os três acordados, “frescos e fofos”, deita-los aos três é um autêntico desafio. Geralmente deito os mais velhos e vou adormecer o Vicente, mas antes há uma conversa em que explico que está na hora de ir para a cama, que amanhã é dia de escola, que têm de acordar cedo, que tem de ser, etc., etc., que não podem fazer barulho, que com barulho o Vicente demora mais tempo a adormecer e que isso significa menos tempo para eles. Dizem que sim mas passado um minuto, ou a Carminho ou o Salvador começam a chamar-me, a fazer barulho, a imitar animais, enfim… um cenário. Muitas vezes tenho de deixar o Vicente e zangar-me com a Carminho e o Salvador e às vezes não resolvo o assunto à primeira, mas aos poucos consigo, se bem que é cansativo.
Depois de doze horas, em média, fora de casa tudo o que queremos é estar com eles, mas chega a um momento em que também precisamos de espaço e tempo para nós, pelo menos falo por mim. Também é verdade que por vezes adormeço com eles e acordo umas horas depois K.O., sendo que vou para a minha cama e já não consigo fazer mais nada.
Sinto que cada vez que leio mais acerca deste tema fico sem saber muito bem o que fazer… em todas as minhas leituras dizem que criar um ambiente propício ao sono, fazer a chamada “higiene do sono” é fundamental se bem que com três miúdos em casa, dois deles com idades super próximas e personalidades desafiantes não é fácil. Eles precisam de atenção mas também de libertar energias e por isso não sossegam um segundo.
E aí por casa, têm estratégias que resultem? Têm dicas para me dar?

 *

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply Ana Vasconcellos 12/01/2016 at 10:14

    Os meus sempre adormeceram relativamente bem, se bem que o mais novo deu mais luta! Há miúdos que gostam e precisam mais de dormir do que outros, é inevitável mas penso que ajuda a implementação de rotinas. Beijinho

    • Reply admincortez 12/01/2016 at 21:26

      Concordo! De todos, o Salvador é o que menos precisa de dormir.

  • Reply Magda 12/01/2016 at 10:22

    Cá em casa sempre foi um drama! O Rodrigo tem 9 anos e já vai para a cama sozinho e fica a ler, mas espera que eu vá dar-lhe um miminho, ás vezes adormece tarde porque não apaga a luz enquanto eu não vou.. O Tomás de 6 anos, tem medo do escuro e não quer estar sozinho. E tenho uma bebé de 3 meses, que mama entre as 21 e as 22 horas.
    Geralmente dou mama á Caetana que fica com o pai para arrotar e mudar a fralda, e vou deitar os manos. O problema é que o Tomás mal me sente a sair do quarto levanta-se e chama por mim. Já cheguei a adormecer sentada no chão ao lado da cama dele.
    Pior, é quando acorda de noite e quer vir para a minha cama, e chora e chama-me, e diz que tem pesadelos. Um filme, que resulta do nascimento da irmã, que está no meu quarto e ele também quer estar.
    Enfim, não está fácil.

  • Reply Claricinha 12/01/2016 at 10:58

    Recomendo Constança Cordeiro Ferreira terapeuta de bebés, dá consultas a país e bebés No Centro do Bebé na Guerra Junqueiro 🙂

    • Reply admincortez 12/01/2016 at 21:27

      Já ouvi falar e há uns dias estive com o livro dela na mão. Vale a pena marcar consulta?

  • Reply Anónimo 12/01/2016 at 13:44

    Não é nada fácil com um, imagino com três… Para mim essa de deixar chorar também não dá resultado. É mau para ele é mau para nós… Eu penso o seguinte: é duro, mas não dura para sempre. Dia a dia vamos vencendo etapas. Força!

    • Reply admincortez 12/01/2016 at 21:28

      Sim, acho terrível, atroz mesmo! Obrigada

  • Reply Anónimo 12/01/2016 at 22:24

    Olá! Não conhecia o seu blog e vim cá dar por acaso… Mas, se calhar, não há coincidências… Não posso mesmo ajudar com este tópico porque André o com o mesmo problema!! 😉 com a mais velha, que fez agora 3 anos, acho que fiz tudo bem 😉 sempre dormiu bem, tirando aquelas fases ou alguma fome, e até para a sesta é boa. Mas com o mais novo, agora com 7 meses, temos passado um inferno… Coitado, ele não tem culpa, mas às vezes já não sei o que fazer. E é só no período da noite… Valeu-me este contacto deixado aqui por outra leitora, já que a Dra. Filipa Do Sleepy Time está de repouso devido a nova gravidez… Quem sabe se não experimento 😉 boa sorte por aí. Vou ler mais deste blog! Pode ser que ajude para outras matérias

  • Reply Sílvia 13/01/2016 at 12:00

    Olá Filipa! Tenho um João Pedro exatamente da idade do Vicente e uma Margarida com 6 anos. Estava a ler as sua peripécias para os adormecer e parecia que estava a ver-me! O João Pedro faz exatamente o mesmo que o Vicente ( até me deu vontade de rir, quando li a parte da chucha que é atirada para o chão inúmeras vezes!)e a Margarida também quer luz e histórias. Enfim, passo pelo mesmo "drama" todas as noites!

  • Reply Anónimo 13/01/2016 at 21:56

    Tenho uma bebe com 14 meses que adormece desde sempre ao meu colo, tem de ser ao meu, ao do pai chora muito e chama: " mama, mama, mae", sempre foi relativamente rapido 15 a 20 min e estava ferrada, depois ouve uma fase de sensivelmente 1 mês que queria adormecer na cama e demorava 40 min a 1h ate que comecou a demorar cada vez mais e mais porque se levantava e ria, deitava-se depois voltava a levantar-se… ate que comecei a adormece-la novamente ao colo, quando
    a deito ja esta ferrada e é tranquilo. acorda 2/3 vezes de noite e dorme normalmente ate as 8h ! Eu gostava de ter 3 filhos mas sinto-me um pouco assustada com este cenario, se todos os bebes que tiver forem assim, só adromecerem no silencio e demorar tempo como vou conseguir adormecer os bebes com os mais velhos acordados ou como vou dar atencao a todos ? tenho pensado bastante no assunto … ��

  • Leave a Reply