Quando precisamos de nos “desligar” daqueles alimentos (ou bebidas) que tanto gostamos e que são incompatíveis com a boa forma física, nada melhor do que 3 dias de detox para preparar o nosso corpo para a perda de peso. Para além de desintoxicar e ser um choque vitamínico fantástico, o detox ajuda-nos a focar e a ter (mais) disciplina alimentar. Não se passa fome mas é fundamental que se coma no máximo de 3 em 3 horas, de maneira a que não tenhamos quebra de energia ou falta de forças. Beber muita água, comer apenas frutas e legumes, de preferência crus, é a receita para smothies, sopas, saladas e outros snacks super saudáveis e deliciosos. 1 colher de sobremesa de sementes ou bagas ricas em fibra e o máximo de 1 colher de sopa de azeite por dia (para as sopas ou saladas).
Ao pequeno-almoço gosto particularmente de beber um smoothie, deixando a fruta em peça para os intervalos das refeições principais. Ao almoço, por estar fora de casa e sem grande opções, costumo comer uma sopa sem batata + fruta e por vezes uma salada com frutas e verduras, enquanto que ao jantar o gaspacho é uma das minhas primeiras escolhas, para além de um smoothie verde com salada de tomate e oregãos.
A ideia de que o detox tem de ser líquido já foi ultrapassada. Podemos obter os mesmos benefícios comendo fruta e legumes na sua versão sólida, sendo que dá muito mais saciedade e conforto para quem gosta de mastigar.
Agora, as receitas dos meus smoothies preferidos que vocês pediram aqui:
Smoothie de framboesa
1/2 banana
60g de framboesas (1/2 caixa)
1 kiwi Golden
1 colher de sobremesa rasa de sementes de sésamo
Água fria 1.b.
Triturar tudo com o liquidificador ou varinha mágica
Smoothie de morango
1/2 banana
1 kiwi Golden
8 morangos médios
2 rodelas de abacaxi
1 colher de sobremesa rasa de sementes de sésamo
Água fria 1.b.
Triturar tudo com o liquidificador ou varinha mágica
Água fria 1.b.
Triturar tudo com o liquidificador ou varinha mágica
4 Comments
Huuuum que bom! Vou experimentar! Adoro batidos!
Assim fica melhor e mais fácil.
Olá Filipa,
Muito muito obrigado. Vou experimentar.
Ana
Olá Filipa,
Gostava muito que escrevesse sobre o tema da dêscompensação alimentar … uma situação induzida, a meu ver, por excesso de dietss