Itália é um país maravilhoso, não apenas do ponto de vista cultural, mas também pela sua beleza natural e diversidade de paisagens. Há uns anos vi umas imagens da Sardenha e pensei que um dia tinha de lá ir, gostei do azul intenso do mar, da proximidade face ao nosso país, da familiaridade da língua e das paisagens de cortar a respiração.
Uma das formas mais impactantes de ver esta ilha é de barco, a bordo de um veleiro ou de um barco a motor, é assim que se conhece a verdadeira Sardenha, de fora para dentro, ou seja, do mar para a terra. Porquê? Porque apesar da paisagem vista da praia/terra ser absolutamente maravilhosa, poder apreciar a beleza da ilha, das praias, dos portos, das enseadas e pequenas ilhas, só é mesmo possível de barco.
A Sardenha é uma ilha ainda grande, com 300Km de norte para sul e quase 200Km de oeste para este. Tem 3 aeroportos: Alghero (costa noroeste), Olbia (costa Smeralda – nordeste) e Cagliari (sul). As melhores zonas da ilha são do quadrante este (mar mais calmo, menos vento, temperaturas mais elevadas), de maneira que Olbia e Cagliari são os destinos mais frequentes para os turistas. Olbia é o aeroporto da Costa Smeralda, onde fica Porto Cervo, uma cidade à beira mar, onde se encontram as melhores lojas, restaurantes e que fica perto do arquipélago da Madalena, um parque natural lindo. Cagliari não conheço mas percebi que tem imensos hotéis e praias muito simpáticas. O que me fez decidir ir para Porto Cervo foi o facto das melhores praias serem aqui perto, de Porto Cervo ser um destino de referência nos vários guias que li e pela proximidade das ilhas Madalena.
Nós fomos de avião para a Sardenha e ficámos num hotel muito giro em Piccolo Pevero, a 2Km de Porto Cervo, o Colonna Pevero Hotel. Aqui receberam-nos lindamente, foram sempre super acolhedores e prestáveis, o hotel tinha uma vista ótima e a praia ficava a apenas 200m do hotel, mas quem preferisse ir de carrinho de golfe tinha essa possibilidade. No dia em que chegámos e no de regresso ficámos pela praia do hotel – Spiaggia Piccolo Pevero – e nos restantes alugámos um barco para conhecer as melhores praias, o arquipélago da Madalena e a costa norte da Sardenha.
Fotografias tenho centenas, o difícil é escolher as melhores! No segundo dia a minha Nikon avariou-se e por isso a maioria das fotos foi tirada com o iPhone.
Se forem para Porto Cervo e quiserem alugar um barco, contactam a Seamar Charter, a empresa que contratámos e que fica em Cala di Volpe, outra zona espetacular, a menos de 10Km de Porto Cervo. De barco são menos de cinco minutos, de carro quinze, por isso percebem o porquê de dizer que de barco conhece-se melhor esta ilha 🙂
Entre Porto Cervo e Cala di Volpe ficam os melhores hotéis, ótimos para uma lua de mel ou outra ocasião especial:
Hotel Cala di Volpe
Hotel Pitrizza
Hotel Romazzino
Colonna Pevero Hotel
Para procurarem os melhore hotéis da Sardenha e os mais adequados para as vossas necessidades, consultem o site Charming Sardinia, lá encontram tudo.
Agora, algumas fotos deste destino maravilhoso, que adorei conhecer e onde gostava de voltar, nomeadamente com as crianças, eles iam amar estar todo o dia dentro de água 🙂
No próximo post falo-vos das melhores praias 😉
4 Comments
É um dos destinos que adorava fazer! 🙂 Grécia e Sardenha! <3
Não me importava nada de visitar…
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Bem que belas férias! É um destino que está na lista para conhecer um dia. Mas este post ainda abriu mais o apetite 🙂
Beijinhos, Joanacbp
http://diariodapequenababym.blogspot.pt/
É um sítio lindo!! Também terei de voltar!! 🙂